top of page
Botão de contato

Por que o número de diagnósticos de depressão vem aumentando aumentando?

Atualizado: 30 de abr.


A depressão é um distúrbio mental que pode afetar inclusive você, em qualquer idade. Os sintomas da depressão incluem tristeza, perda de interesse nas atividades cotidianas, alterações no sono e no apetite, dificuldade de concentração e pensamentos suicidas.


Nos últimos anos, o número de diagnósticos de depressão vem aumentando em todo o mundo. Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimava que 280 milhões de pessoas no mundo tinham depressão. No Brasil, esse número era de 17,9 milhões.


Existem várias possíveis explicações para esse aumento. Uma delas é que os critérios de diagnóstico da depressão estão se tornando mais abrangentes. Isso significa que mais pessoas que antes não seriam diagnosticadas com depressão agora estão sendo diagnosticadas.


Outra possível explicação é que a depressão está se tornando mais prevalente na população. Isso pode ser devido a fatores como o aumento do estresse, da desigualdade social e da pobreza.


Além disso, o aumento do acesso à saúde mental pode ter contribuído para o aumento no número de diagnósticos de depressão.


Com o aumento da conscientização sobre a depressão, mais pessoas estão procurando ajuda profissional. Isso significa que mais casos de depressão estão sendo identificados.


É importante ressaltar que o aumento no número de diagnósticos de depressão não significa que a doença esteja se tornando mais grave. Na verdade, pode significar que mais pessoas estão recebendo o tratamento que precisam.


O aumento da depressão na América Latina é uma preocupação crescente. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de pessoas com depressão na região aumentou de 7,4% em 2000 para 14,0% em 2023.






IMPORTANTE:


Os dados foram coletados a partir de estudos epidemiológicos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O % de casos de depressão foi calculado dividindo o número de casos de depressão pelo número total de habitantes de cada país.

A tabela mostra que o % de casos de depressão na América Latina aumentou de forma constante nos últimos anos. Em 2000, o % médio de casos de depressão era de 7,4. Em 2023, esse % aumentou para 14,0.


Esse aumento pode ser explicado por uma série de fatores, incluindo:


A continuidade das mudanças sociais e econômicas na América Latina, que têm levado a um aumento do estresse e da desigualdade.

O aumento do acesso aos serviços de saúde mental, que permite que mais pessoas sejam diagnosticadas e tratadas.

A conscientização pública sobre a depressão, que tem ajudado a reduzir o estigma associado à doença.

Apesar desse aumento, a América Latina ainda tem um dos % mais baixos de casos de depressão do mundo. No entanto, é importante continuar a investir em prevenção e tratamento da doença para garantir que todos tenham acesso à assistência que precisam.


É importante ressaltar que os dados apresentados nesta tabela são estimativas, pois podem variar dependendo da metodologia utilizada e da população estudada.


A depressão é uma doença tratável. Com o tratamento adequado, as pessoas com depressão podem viver uma vida plena e produtiva.


Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir a depressão:


Cuide de sua saúde física e mental.

Mantenha contato social.

Aprenda a lidar com o estresse.

Busque ajuda profissional se estiver se sentindo deprimido.

Se você conhece alguém que está lutando contra a depressão, ofereça seu apoio. Incentive-o a buscar ajuda profissional.


E você, está cuidando da sua saúde mental?



29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page